Quais Fundamentos Básicos De Um Conteúdo Para Blog

 

conteúdo para blog

Quais fundamentos básicos de um conteúdo para blog?

Ter um blog não é brincadeira. É preciso muito comprometimento, boas ideias, ser criativo e seguir alguns fundamentos básicos de um conteúdo para blog que, comprovadamente, são indispensáveis para dar visibilidade e mostrar confiabilidade no conteúdo que está escrito. Afinal, de nada adianta a sua visão sobre as coisas ser interessante, se a maneira de reportá-las não for eficaz e direta.




Vemos muitos blogs por aí com conteúdos copiados, de forma literal ou apenas algumas partes, retirados de outros locais, o que já representa a baixíssima qualidade da página. Em outros, as ideias apresentadas são enroladas demais, e o que deveria ser dito de forma clara, fica perdido numa infinidade de palavras.

Ainda existem alguns que não possuem os problemas citados acima, mas que também não se preocupam em melhorar e serem considerados uma fonte de informação pelo público internauta.

 

gerador de conteúdo master

Fundamentos básicos de um conteúdo para blog

São várias falhas que podem ser combatidas com pequenas mudanças de hábito na escrita e a análise de algumas coisas antes, não percebidas pelo blogueiro.

Então, vamos lá:

  • Antes mesmo de começar a escrever, no caso de estar sem ideias ou de não conseguir terminar o artigo iniciado, você pode tomar pequenas atitudes que irão te tirar do bloqueio criativo. Por exemplo, alguns fundamentos básicos de um conteúdo para blog: Saia de casa, passeie por lugares que ainda não foi ou que faz tempo que não visita, converse com pessoas que compartilhem do seu interesse, assista a filmes, leia livros que não sejam os acadêmicos, mantenha uma vida social ativa, etc. Tudo isso pode espairecer a mente e, às vezes, tirar o foco do que precisa ser feito, é a melhor saída.

 

  • Quando as ideias vierem à tona, sente-se, concentre-se e mão na massa. Mas para início de conversa, faça um pequeno esquema de como o artigo decorrerá. Ele precisa ter um início, meio e fim bem definidos. Alguns escritores, gostam de inserir imagens no meio dos parágrafos e, para que elas não fiquem deslocadas, é interessante pensar bem na disposição delas antes de publicar o texto.

 

  • Coloque um título que chame a atenção de seu leitor. O alcance de um artigo com um título diferente do usual, é muito maior do que aqueles com os títulos manjados. A verdade é que estamos em um cenário onde existem textos sobre todos os assuntos imagináveis, portanto é necessário prender a atenção do leitor da forma mais rápida possível, antes que ele migre para outras páginas.

 

  • Foque na importância de ser direto, claro e eficaz. Dar mil voltas para dizer o que realmente interessa é um dos erros mais cometidos entre os blogueiros de plantão. A famosa encheção de linguiça apenas para dar volume ao texto, pode fazer com que o internauta nem leia até o final e nunca mais acesse o blog. No primeiro parágrafo já é necessário deixar bem claro sobre o que se trata o seu artigo e, caso haja necessidade de abordar coisas relacionadas, como curiosidades por exemplo, use subtítulos. Parágrafos e frases longas costumam tirar a atenção do leitor e confundi-lo.

 

  • Quanto as imagens utilizadas para ilustrar o conteúdo, tente usar os seus dotes como fotógrafo. Caso você não se sinta seguro ou não gosta do trabalho fotográfico obtido, peça para algum amigo ou familiar tirar fotos para você. Isso é importante para trazer mais autenticidade ao seu blog como um todo, mostrando que as imagens não foram, simplesmente, encontradas no Google, copiadas e colocadas ali, de forma aleatória.

 

  • As palavras relevantes em seu texto podem ser colocadas em negrito. Como o leitor, muitas vezes, está à procura de coisas específicas, ele rolará a barra para baixo, para ver se o artigo supre as suas necessidades. Nesse momento, as palavras em negrito, que devem ser persuasivas e infalíveis, lhe chamarão a atenção e ele dará mais importância ao conteúdo.

 

  • Colocar links internos e externos também ajudam na divulgação e alcance do seu blog. Caso ainda não haja links internos disponíveis, que encaixem com o assunto do texto que está escrevendo, uma boa ideia é trazer links de outros blogs, que também sejam de ótima qualidade, para complementar o seu conteúdo.

 

Traga situações ou questionamentos não apresentados ainda pela maioria dos artigos do mesmo assunto. Quanto mais inovação o seu texto tiver, melhor será. E não precisa se esforçar muito para conseguir inovar. Basta pensar fora da caixa!




Mas se ainda tiver dificuldades para criar seus artigos… Tenho uma solução!!

gerador de conteúdo master

Conclusão:

Escrever conteúdos que convertem é bom e todos gostam. Este é o momento de aprender definitivamente o que fazer para ter ideias na hora de criar conteúdos. Com o Gerador de Conteúdos você vai ter muito mais facilidade e os seus resultados serão incríveis se você colocar em prática os passos apresentados dos fundamentos básicos de um conteúdo para blog como nesse conteúdo de hoje!

 

Gostou do Conteúdo, Compartilhe!

Um abraço, até o próximo artigo.

Isabel Tolentino

E-mail: contato@blogempreenderemcasa.com

Olá, sou Isabel Tolentino e quero compartilhar com você Dicas e Conteúdos Exclusivos de como Empreender em Casa

Isabel Tolentino

Sou Empreendedora Digital e trabalho em Casa pela Internet. Nem sempre foi assim, mas um dia caí de "paraquedas nesse mercado" e me apaixonei, O meu propósito é ajudar pessoas assim como eu, que quer empreender em casa. Seja Bem Vindo(a) ao meu Blog!

Website: https://www.blogempreenderemcasa.com

32 Comentários

  1. Muito bom artigo Isabel! Para nós que trabalhamos com geração de conteúdo de forma muito intensa, por muitas vezes nos deparamos com o bloqueio criativo e suas dicas foram super importantes para serem colocadas em prática.
    Parabéns!!

    • É verdade Flávia Valença, não precisa ser iniciante para depararmos com o bloqueio, qualquer um está sujeito. Obrigada pelo comentário, sucesso!

  2. Ana

    Parabéns!!! pelo artigo Isabel direto e reto. Amei as dicas e orientações e a sugestão do gerador de conteúdo foi ótima.
    sucesso sempre.forte abraço.

  3. Nossa Isabel, muito bem explicado seu conteúdo, como dizem conteúdo é rei e tudo que escreveu vai me ajudar muito. Obrigado!

  4. Muito bom conteúdo, sempre faço um passeio ou caminhada para renovar as idéias, isso funciona muito bem.Grata

  5. Martha

    Ideias ótimas!! Gostei muito!! Parabéns pelo artigo bem criativo!!

  6. Parabéns Isabel!Excelente artigo.
    Adorei as dicas pra gente colocar em prática na hora de criar nossos conteúdos.
    Principalmente na questão do bloqueio criativo,pois como trabalhamos gerando muito conteúdo,as vezes as ideias somem rsrsrs
    Beijão e Sucesso.

    • É verdade Chris Medeiros, temos que procurar várias formas para refrescar a memória
      para ela produzir novamente rsrs. Obrigada por comentar e sucesso sempre.
      Um Abraço!

  7. Escrever conteúdo de Blog é um tarefa nem um pouco fácil, como abordou. É necessário ter conhecimento do assunto, ser claro e objetivo para não cansar o leitor. Parabéns por esse post, excelentes dicas. 😘

    • Verdade Kelly, mas mesmo tendo conhecimento no assunto nossa mente trava, e essas dicas colocada em prática pode nos ajudar rsrs.
      Gratidão, um abraço

  8. Oi Isabel, Parabéns pelo Artigo! 😀
    Seu artigo me fez lembrar que sou muito visual, e acho que coloco imagens demais nos meus conteúdos kkkk… Tenho dificuldades com títulos, prender a atenção do nosso público é o nosso desafio, começando pelo título e depois no conteúdo.. você tem algum conteúdo que fale só de Títulos para artigos no seu blog?
    Bjs e Fica com Deus!

    • Oi Taty, é verdade essa é uma dificuldade que nós encontramos, mas depois que comecei a pesquisar sobre isso comecei a colocar em prática a técnica AIDA
      E como me pediu ajuda sobre títulos estou te passando o link de um ebook : https://blogempreenderemcasa.com/37Títulos para te ajudar nos títulos é só você editar-los e usar
      Espero ter ajudado Sou grata pelo comentário, um abraço!

  9. Isabel, que artigo lindo.
    Muito conteúdo, informações relavantes para escrever um bom conteúdo.
    Parabéns e continue produzindo conteúdos assim.
    Um abraço!

    • Obrigada querida, que bom que gostou. Estou sempre procurando fazer o melhor de mim, grata 😍 Obrigada por comentar 😘

  10. CINTIA

    Parabéns pelo seu blog!!! 😘muito esclarecedor seu conteúdo.. 😘

  11. Patrícia

    Ola Isabel!
    Otimo artigo. Adorei as suas dicas. Parabéns. Continue assim, compartilhando conosco suas ideias.
    Criar conteudo relevante não é tarefa fácil.
    Abraço Forte.
    Patricia

  12. Adorei as dicas Isabel. Todas super importantes e que vão ajudar muito nosso blog a crescer.
    O gerador de conteúdos é uma ferramenta completa que dá aquela mãozinha na hora de criar nossos artigos, vale muito a pena porque facilita demais a nossa vida.
    Beijão e Sucesso

  13. Parabéns Pelo conteúdo Isabel. De fato a produção de conteúdos para blogs precisa ser bem estruturada e elaborada. O conteúdo precisa chamar a atenção do leitor fazendo ele querer ler o artigo e as informações até o fim. As imagens podem ajudar bastante nos conteúdos dos artigos, representando o que está sendo lido em imagens que conectem o leitor com o assunto abordado. Um abraço!

  14. Parabéns pelo site Isabel. Conteúdo muito útil , ainda vou conseguir ter esse gerador de conteúdos.
    bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *