Isca Digital

O que é Isca Digital?

A Isca Digital também pode ser conhecida como Recompensa Digital. Essa recompensa é algo que a empresa oferece para um visitante, fazendo com que ele coloque os seus dados, e-mail em sua página de captura, arquivando as informações na base de dados do sistema da empresa.

A partir disso, é importante que a empresa mantenha contato com essa pessoa, para suprir as suas necessidades enquanto consumidor, conversando com ela sobre os problemas pelos quais ela está buscando ajuda.

Por exemplo: o cliente deseja criar um vídeo para o Youtube e saber todo o funcionamento daquele site.

Mas aí vem as perguntas: em quais formatos digitais eu posso desenvolver as iscas para o meu site? Em qual situação cada um se enquadra melhor? Quais os formatos mais usados?




Vamos as respostas:

– Texto: o formato texto é o mais utilizado até o momento, pois nele você pode disponibilizar para o seu visitante alguns e-books, minicursos por e-mail e ou artigos vip.

-Vídeo: o formato vídeo é o segundo mais usado, pelo fato de ele ser dinâmico e utilizar o visual do cliente como principal isca. Aqui, podem ser oferecidos videoaulas e videopalestras.

– Áudio: o formato áudio é menos utilizado que o vídeo, porém pode ser tão útil quanto. Nele, os Podcasts e arquivos em MP3 conseguem ser muito bem explorados.

– Infográfico: o menos usado, deve ser criado pela própria empresa, trazendo a ideia de autenticidade para a empresa. Infográficos devem ser explicativos e com informações sucintas, simples, para que o entendimento seja imediato e, para mais informações, o cliente pode entrar em contato ou averiguar as informações contidas nos demais formatos.

O importante é que todos os arquivos, independente do formado, sejam de fácil acesso ou fácil download, e que todos sejam gratuitos. Um formato, normalmente, completa o outro.

Não é necessário ter todos em um mesmo site, porém é interessante oferecer as mais variadas possibilidades aos leads. As hospedagens dos infográficos, áudio e ebooks podem ser feitas no próprio servidor de hospedagens da empresa, ou em sites específicos para isso.

Já a Isca Digital em formato de vídeo, deve ser sempre hospedada no Youtube ou Vimeo, que são considerados os mais confiáveis, para não sobrecarregar o servidor próprio.

Isca Digital – Para que Serve?

As empresas, hoje em dia, inevitavelmente acabam caindo na plataforma online. Tendo em vista que estamos na geração da internet, até mesmo os avessos a tecnologia acabam aderindo ao seu uso.

Sites, redes sociais, blogs, são considerados as melhores formas de trazer visibilidade ao negócio, atingindo um maior número de pessoas em pouco tempo. Porém, um erro muito recorrente entre os empreendimentos que utilizam o meio online, é o fato de não alimentarem periodicamente e corretamente as suas páginas.

De nada adianta colocar um site no ar, ou fazer uma página no Facebook, por exemplo, e não criar e colocar bons conteúdos diariamente lá. Por isso é tão necessário que haja um setor dentro da empresa, que cuide especificamente das mídias sociais e do marketing. Só assim os resultados começarão a aparecer.

O setor de marketing digital tem, como principal objetivo, atrair oportunidades de negócio para a empresa, nos canais online que montará, gerando uma maior demanda para os produtos e serviços oferecidos pelo negócio.

Para isso, foi criada a Isca Digital, que possui esse nome justamente pelo fato de, assim como os peixes são atraídos pela isca usada pelos pescadores, as pessoas que entram no site serão atraídas pelo conteúdo e oferecimentos do site.




A importância da qualidade do conteúdo aplicado na Isca Digital

O conteúdo postado na plataforma online, é a maneira de mostrar os produtos e serviços oferecidos pela empresa, da melhor forma possível. É a maneira que o cliente encontra de procurar o que está precisando, sem ter que sair de casa e ir na loja física, ou na fábrica por exemplo.

Tudo deve estar exposto ali, sem rodeios, dinâmico, com o objetivo de não deixar sobrar muitas dúvidas na cabeça do consumidor. As Isca Digital são as responsáveis por convencer o cliente de que ele está olhando no lugar certo e que ali é o melhor lugar para se fechar negócio. A arte da persuasão deve ser usada corretamente e sem culpa nesse momento.

Esteticamente falando, também é importante que a construção visual do site seja boa, com as indicações bem claras de onde encontrar cada uma das opções citadas, evitando assim que o consumidor demore muito tempo para encontrar o que procura.

Se isso acontecer, poderá haver a desistência daquele comprador, assim como de muitos outros, e o número de visitas no site só tendem a diminuir, anulando qualquer possibilidade das Isca Digital funcionarem.

O conteúdo e a parte visual, mais do que nunca, precisam conversar entre si, levando clareza e confiança ao cliente que, poderá ou não, fechar negócio com a empresa em questão.

Agora que você já sabe qual a importância da Isca Digital, que tal já começar a criar a sua?!

Entregue Sempre o Prometido

Isca Digital  é uma estratégia de capturar leads que converte muito bem pois vivemos de tecnologia, de internet, de rapidez, de respostas instantâneas. As pessoas não têm mais tempo para esperar retornos, demorar para tomar alguma decisão ou fazer muitas pesquisas.

Por isso, as empresas de todos os setores tentam ganhar a confiança de seus clientes, mostrando confiabilidade, bons produtos e apresentando diferenciais perante as concorrentes.

Porém, fazer tudo isso sem estar na plataforma online, nos dias de hoje, é quase impossível. Por esse motivo, todas as empresas e lojas físicas estão usufruindo do que a internet pode oferecer a elas, como a notoriedade e o fato de conseguir atingir um alto número de pessoas, em pouco tempo.

Para que isso seja feito da melhor forma, a equipe de marketing digital do seu negócio, ficará encarregada de desenvolver ações que chamem a atenção dos consumidores, criando uma Isca Digital fazendo com que, após o primeiro contato com a empresa, o comprador fidelize-se e nunca mais procure soluções para seus problemas em outro lugar.

A Isca Digital  é responsável justamente por isso: fisgar os visitantes de um site, por exemplo, despertando seu interesse nos produtos e serviços oferecidos ali. Esse método foi desenvolvido, não somente para captar leads, mas também para ajudar o cliente em potencial a adquirir o que você está oferendo, aumentando assim as vendas, o lucro e reconhecimento da empresa em questão, perante as demais de mesmo seguimento.

3 Dicas de Iscas Digitais 

E-BookPodemos dizer que os e-books já são considerados antigos, em matéria de recursos na internet.

Porém, ele ainda é uma das Isca Digital que mais trazem resultados, por ser efetivo, direto e conter muita informação importante.

Um e-book não pode ser considerado como a maneira mais dinâmica de se apresentar algo, porém demonstra um serviço mais sério e capacitado, levando em conta que a minoria das pessoas ainda prefere ler a explicação de determinado assunto, do que ver um vídeo ou escutar uma explicação, por exemplo.

Disponibilizar um e-book gratuito para leitura online ou, para quem preferir, ter direito a download, é interessantíssimo do ponto de vista de um visitante.

Cursos, Aulas ou Palestras em Formato de Vídeo

isca digital em vídeo aula

 

Chegamos na parte dinâmica da Isca Digital. Os vídeos são responsáveis por prenderem a atenção dos consumidores. Quando bem feitos, bem explicados e dispostos de forma gratuita, os resultados que vem a partir dele são muito positivos.

O vídeo passa o sentimento de segurança para o cliente, já que ele visualizará a pessoa com a qual ele poderá a vir fazer negócio. Sabemos que existem muitos sites por aí que tentam enganar que os acessa, e a ideia do vídeo é colocar o mensageiro e o receptor “cara a cara”.

A possibilidade de assistir quantas vezes quiser o conteúdo disponível, é muito atrativa ao consumidor, facilitando a ponte entre seu interesse e a efetuação da compra. A produção desse curso ou palestra deve ser consistente, apresentando uma qualidade boa de imagem e áudio, sem falar que o vídeo deve estar hospedado em plataformas seguras e de fácil acesso.

Webinar

isca digital em palestra-post

Ao contrário da proposta do vídeo, a Webinar propõe que você assista a uma espécie de conferência em tempo real, com pessoas especialistas no assunto que você quer discutir.

É uma boa forma de tirar todas as suas dúvidas, sentindo-se seguro em sua decisão de fechar negócio com aquela empresa, já que são pessoas do ramo que estão ali, a disposição, discutindo sobre o tópico de seu interesse.

Não é obrigatório que esses três tipos de Iscas Digitais existam em um mesmo site. Porém, caso haja essa possibilidade, é interessante que elas conversem entre si. O vídeo pode ser um complemento do e-book que, no decorrer da leitura, vai fazer a indicação para que o vídeo seja assistido pelo internauta.

Sabemos que esse método de complemento existe desde a escola, quando os professores exemplificam certa matéria para seus alunos de outras formas, que não somente a escrita e leitura.

Então, por que não aplicar a mesma dinamicidade na sua página? Certamente funcionará e o retorno será melhor do que o esperado. Conteúdos que se completam tendem a mostrar uma boa capacidade e potencial por parte da empresa.

Um fator importante a ser lembrado, é que tudo o que for prometido pela empresa, deverá ser cumprido na entrega do produto, ou na aplicação do serviço. Tudo pode ir por água abaixo, se as coisas não forem bem executadas até o final.

O que está sendo comprado e vendido precisa funcionar, existindo nos padrões que foram apresentados, de antemão, para o cliente. A Isca Digital é capaz de agregar conhecimento, além de apenas vender um produto ou serviço.

A estratégia de marketing, quando bem trabalhada, pode surtir efeitos nunca antes vistos e dar um up em qualquer tipo de empreendimento.

Se gostou do Conteúdo, Compartilhe!

Ah! Se puder, classifique esse conteúdo com seu voto logo aqui abaixo, pois ele é muito importante para mim 😉

Um abraço!

Att, Isabel

 

Sobre o Autor

Isabel Tolentino
Isabel Tolentino

Sou Empreendedora Digital e trabalho em Casa pela Internet. Nem sempre foi assim, mas um dia caí de "paraquedas nesse mercado" e me apaixonei, O meu propósito é ajudar pessoas assim como eu, que quer empreender em casa. Seja Bem Vindo(a) ao meu Blog!

21 Comentários

  1. Realmente ter uma ótima Recompensa Digital, é uma estratégia de marketing importante para atração de novos clientes. Gostei da sua explicação Isabel, simples e objetiva! Bjs

  2. Olá Isabel!! Ótimo artigo sobre Isca Digital! Item muito importante para quem assim como nós trabalhamos no Marketing de Afiliados e é imprescindível uma boa recompensa com um bom conteúdo.

  3. Importante pra todo tipo de negócio online! A isca digital precisa agregar valores… Graciela tem uma forma muito didática de passar o conteúdo de seus cursos! Amei a dica, Isabel!😘😎 Parabéns pelo artigo.

  4. Olá, Isabel. Não é um bicho de sete cabeças criar as recompensas digitais, porém existe um passo a passo onde o curso ajuda bastante. Parabéns pelo artigo!!

  5. Oi Isabel.
    Para quem trabalha com Marketing Digital e deseja construir uma lista, ter uma Isca Digital ou recompensa digital é muito importante e faz toda diferença, tanto na captura quanto nas conversões.
    Parabéns pelo artigo. Ficou ótimo.
    Abraço e sucesso!

  6. […] ficará encarregada de desenvolver ações que chamem a atenção dos consumidores, criando uma Isca Digital fazendo com que, após o primeiro contato com a empresa, o comprador fidelize-se e nunca mais […]

  7. Olá Isabel, tudo bem?

    Conhecendo seu blog a poucos dias a já amando os conteúdos.

    Aprendendo muito com suas dicas. Gratidão!

    Muito se fala na atualidade dos Boots no facebook e das listas de notificações, mas em meus estudos vejo que o e-mail ( a lista ) ainda é um dos mais importantes ativos que o empreendedor precisa se esforçar em criar.

    Nesse contexto vem a importância de saber criar uma boa lista. Parabéns pelo conteúdo apresentado no artigo e em seu blog como um todo.

    Já conheço o curso e o trabalho da Graciela.

    Top D+!

    • Oi Alessandro, bem graças a Deus!
      Sou grata pelo feedback e seja sempre bem vindo 😀
      Que legal que também conhece o trabalho da Graciela, com certeza é top mesmo!
      Obrigada, um abraço!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Com Direitos Autorais!!
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Criado por WP RGPD Pro