Estratégias para Converter Leads em Clientes

 

estratégias para converter leads em clientes

Estratégias para converter leads em clientes

Empresários do mundo todo, mesmo em diferentes áreas, concentram-se na resolução dos mesmos problemas, como aumentar o número de clientes e das vendas, por exemplo. A solução do problema, muitas vezes, pode estar na estratégia de marketing que aquele determinado negócio possui.




Muitos donos de empresa acreditam que a solução é apenas apresentar bons produtos e qualidade no atendimento na loja física ou online mantendo os prazos de entrega e as dívidas sempre em dia, além de oferecer uma ideia diferenciada com estratégias para converter leads em clientes.

Porém, só isso não basta. Empresas de pequeno, médio e grande porte aprenderam que o marketing, a publicidade e a comunicação midiática, como um todo, é uma das maiores forças para o sucesso de qualquer empreendedorismo.

É importantíssimo que a empresa se preocupe em, além de cuidar da loja física, dar atenção a plataforma digital, pois a internet como um todo, só tem a agregar valor para o empreendimento em questão.

Um site, assim como as redes sociais e o e-mail para contato são fatores indispensáveis para uma divulgação e comunicação com o cliente. O interesse da maioria das pessoas sobre um lugar, se dá após ela ver boas referências ou coisas que a chamem a atenção. Isso ocorre, normalmente na internet, ao rolar a linha do tempo do Facebook, no instagram, por exemplo que também são estratégias para converter leads em clientes.

Partindo desse princípio, podemos dizer que atrair olhares para o negócio ficou muito mais fácil depois do empurrãozinho que a internet nos dá.

Mas como transformar esses, por enquanto, curiosos em verdadeiros clientes fiéis da empresa? Ao colocar o site da empresa no ar, é possível, através de sistemas criados com a finalidade de medir o trânsito da página, saber quantas pessoas por dia visitam esse site, exploram e encomendam produtos, no caso de um e-commerce existir.

Esses visitantes onlines, são conhecidos como leads. Os leads são pessoas que possuem interesse nos produtos ou serviços que a empresa oferece. É o famoso cliente em potencial, conhecido por todo bom administrador de empresa. Claro que isso só ocorre se você usar todas as estratégias para converter leads em clientes.

Existe diferença entre leads e visitantes do site?

Existe, sim! Os visitantes do site da empresa são tratados como números, apenas. Por exemplo, no dia de hoje houve 80 visitas no site, pessoas que entraram, olharam os produtos e serviços e, se saíram satisfeitos ou não, não sabemos.

Já os leads são pessoas que criaram algum vínculo com a empresa, fazendo o cadastro pessoal no site, por exemplo. Supondo que ao acessar a página, a pessoa disponibilize seu nome, telefone, e-mail e CPF, o leque de possibilidades para a empresa se comunicar com ela aumenta em 100%.

Com essas informações, ligações podem ser feitas pelo profissional das vendas, mostrando interesse da loja em suprir as necessidades existentes de seu, talvez, futuro cliente. E-mails marketing também podem ser disparados, mostrando as ofertas, promoções ou possibilidades que a empresa tem a oferecer.

Leia mais aqui!

Dessa maneira, com as informações dadas pelo cliente no formulário, a empresa pode conhecer seu lead, perceber características dele e entender o que ele procura. Análises como a idade, o gênero e qualquer outro dado disponibilizado, também contribuem para o entendimento da empresa.




Como converter leads em verdadeiros clientes, aumentando, consequentemente, a renda?

  • Foque-se no bom atendimento e na prontidão para responder: é muito provável que a pessoa em questão vá fazer uma pesquisa em outros lugares, portanto a rápida e clara resposta é uma diferencial e tanto para quem gostaria de transformar leads em clientes. Caso haja uma troca de e-mails e o lead não for muito objetivo em seu questionamento, faça uma ligação, seja atencioso e tente ganhar a confiança do futuro cliente.

 

  • Surpreenda o lead: informações adicionais sobre a empresa podem despertar a curiosidade do comprador. Ofereça um diferencial, aposte nas promoções, em várias formas de pagamento, em coisas incomuns para outras empresas do mesmo seguimento. Os interessados, normalmente, gostam de ser surpreendidos positivamente e criam vínculos mais rapidamente com empresas versáteis.

 

  • Visitas ao cliente em potencial: marcar um café com a pessoa interessada é sempre uma boa ideia. A conversa “face to face” pode ser a responsável pela decisão do lead. Assim como, se a empresa fica longe da pessoa interessada, marque uma conversa por Skype. Como já comentado antes, o advento da internet só veio para agregar, unindo pessoas ao redor do mundo e fechando contratos importantes, mesmo à distância.

 

  • Capriche no e-mail marketing: é uma das maneiras mais rápidas e fáceis para que a empresa mostre os seus produtos e serviços de um modo sutil e organizado.

 

Muitos me perguntam qual curso que indico para aprender todas essas estratégias.

Se gostou deste artigo, Compartilhe!


Um abraço, até o próximo.
Isabel Tolentino


E-mail: contato@blogempreenderemcasa.com

Olá, sou Isabel Tolentino e quero compartilhar com você Dicas e Conteúdos Exclusivos de como Empreender em Casa

Isabel Tolentino

Sou Empreendedora Digital e trabalho em Casa pela Internet. Nem sempre foi assim, mas um dia caí de "paraquedas nesse mercado" e me apaixonei, O meu propósito é ajudar pessoas assim como eu, que quer empreender em casa. Seja Bem Vindo(a) ao meu Blog!

Website: https://www.blogempreenderemcasa.com

26 Comentários

  1. Parabéns pelo artigo Isabel! Concordo 100%! Afinal de contas temos que dar muita atenção para essas pessoas que são nossos potenciais clientes e que mostram interesse em nos ter como parceiros.
    Ótimas colocações.

    • Oi Flávia, com certeza, é uma forma de converter em potenciais clientes, afinal isso conta para o crescimento da empresa em geral.
      Obrigada por compartilhar, volte sempre. Um abraço!

  2. Martha

    Excelente artigo, com conteúdo específico e com riqueza de detalhes. Parabéns, Isabel!!

  3. Então Isabel, gostei muito deste assunto. Realmente ter uma presença nas redes sociais de forma profissional é extremamente importante para qualquer negócios. Nos dias de hoje considero esta presença obrigatória. Parabéns pelo artigo.

    • Verdade Newton Junior, que bom que gostou do assunto e que possa te ajudar.
      Obrigada por comentar e volte sempre! Um abraço.

  4. Isabel Parabéns! pelo seu artigo realmente dar atenção aos cliente com certeza terá um retorno recíproco com carinho e qualidade.

  5. Parabéns pelo artigo Isabel!
    Nos dias de hoje com a concorrência alta,precisamos sim…usar a internet a nosso favor e criar um relacionamento com os nossos clientes fiéis para melhorar as vendas!
    Beijão e Sucesso.

  6. Oi Isabel, Parabéns pelo artigo, gostei desses exemplos de diferenciar um simples visitante de um site de um lead. As pessoas realmente ainda confundem muito esses dois públicos. Ótimas estratégias, gosto de surpreender as pessoas que entram em contato comigo pelo meu Blog mas ainda peco na demora em retornar as vezes uma mensagem ou contato e isso eu preciso melhorar! Gratidão eterna pelas dicas! 😍👏😍👏

  7. Muito bom o seu artigo Isabel.Hoje em dia é Imprescindível a resposta rápida ao cliente, além do bom atendimento é claro.

  8. Excelente artigo Isabel Tolentino, nos dias de hoje com a concorrência acirrada precisamos dar a devida atenção aos nossos clientes, vou começar a seguir essas dicas que você colocou no post para conseguir mais clientes.

  9. Excelente conteúdo , O diferencial que você aplica em seu negócio quando vai tratar com seu potencial cliente é que vai determinar e aumentar as suas chances em torná-lo cliente. E para isso é necessário se integrar nas tendências e técnicas de estratégia para conversão..

  10. Parabéns pelo artigo Isabel.
    Você soube aborda com maestria o conteúdo, diferenciando os Leads de visitantes, e cada vez mais temos que cuidar do nosso blog para que consigamos converter os visitantes em leads, e posteriormente em clientes.

    • Obrigada Mafalda, precisamos sempre procurar conhecimentos para fazer uma boa comunicação e estou sempre procurando fazer o melhor.
      Gratidão😍😘

  11. Como está sendo falado no artigo, o tratamento do seu lead, ou seja, do seu potencial cliente, irá definir se você conseguirá vender algo pra ele ou não… Gostei bastante do artigo também, será de grande utilidade a todos que trabalham na área e precisam entender de maneira mais precisa quais são estratégias ideais que irão converter os leads em clientes e consequentemente gerar vendas. Abraço.

    • Que bom que gostou Rodrigo, é uma estratégia em tanto para converter visitantes em e em potencial cliente.
      Mas com dedicação chegamos lá. Obrigada por comentar. Um abraço!

  12. Ótimo artigo, entendi a diferença de visitantes e leads, não sabia dessa diferença. Grata.

  13. Excelente conteúdo Isabel grande estratégia para alcançar novos clientes. Parabéns pelo seu site. Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *