Como Criar Um Blog De Sucesso/ E Tornar-lo Mais Atraente Para Os Leitores

Como criar blog de sucesso e torna-lo mais atraente para os leitores


Como criar um blog de sucesso e tornar-lo mais atraente para os leitores

Para saber como criar um blog de sucesso que seja interessante para os leitores, primeiramente você precisa analisar os assuntos com os quais você possui afinidade.

Ou seja, se você possui conhecimento sobre algum tema específico, ou tem alguma formação, curso, etc.

Mas não é só isso, você precisa fazer uma pesquisa no planejador do google, pesquisando palavras chaves mais procurada pelo leitor, assim você saberá com mais facilidade de qual assunto vai escrever no seu blog.

Pois serão esses assuntos que prevalecerão em seu blog, que precisará de atualizações constantes e muito conteúdo de qualidade para fazer sucesso entre os navegantes da web.

Se, por exemplo, você adora futebol, sabe bastante sobre isso, então fazer um blog futebolístico é uma opção para você, e isso vale para todos os outros temas.

Depois de decidir sobre o quê tratará o blog, então você já sabe como criar um blog, só precisará escolher uma plataforma.

Existem diversos sites que permitem que você crie o blog grátis, e existem, também, as opções pagas, que oferecem os blogs profissionais (estes possuem mais recursos do que a modalidade grátis, como plug-ins, apps e etc.).

Procure criar um nome fácil e que seja chamativo, aliando a uma aparência legal, que seja capaz de prender a atenção dos seus leitores e invista em conteúdo.

Além do conteúdo, os seus leitores precisam saber que o seu blog existe.

Para isso, trabalhe com as palavras-chave e outras ferramentas para que o seu blog seja facilmente encontrado em sites de busca, como Google e Yahoo.

É essencial entender que o seu blog possua um público-alvo. Como no exemplo do blog de futebol, neste caso o público-alvo seriam, majoritariamente, os homens que apreciam o esporte, e, novamente, isto serve para todos os temas.

Portanto, é essencial que no conteúdo a ser produzido exista informação e entretenimento chamativo, de qualidade e atraente para as pessoas que acessarão o blog. Quando eles gostam, eles voltam! Não se esqueça disso quando o assunto é tráfego.

dicas para blog de sucesso

9 Dicas para Criar um Blog de Sucesso

Como criar um blog de Sucesso e torná-lo mais atraente para os leitores?
Abaixo estão as sete dicas para te ajudar. Continue lendo e mãos a obra!

1- Plataforma

Decida se vai usar a plataforma gratuita ou a paga. Na versão grátis, o endereço ficará com o nome da plataforma que você usar, como WordPress ou Blogger. A melhor opção é a paga. Assim, seu blog será personalizado.

Existem várias empresas que cobram barato, como UOL Host e Ycorn. Uma vantagem é que você só vai pagar pela hospedagem e pode criar seu site numa plataforma open source, como a do WordPress (a mais utilizada).

2- Nome e domínio

Pense em algum nome interessante para o blog. Anote todas as ideias que você tiver e escolha a que mais se identifica com você. Além disso, invista num domínio próprio, pague a hospedagem do seu site. Há várias empresas com um preço acessível, como UOL Host ,Hostgator e muitas outras. Isso vai atrair mais leitores e ainda mostrar profissionalismo.

Você pode pagar apenas a hospedagem e criar seu site com uma plataforma open source, como o WordPress. Ou, se você entende de programação ou quer pagar uma empresa ou amigo para criar seu site do zero, é melhor ainda.

3- A cara do blog

Pense no design do blog. Ele precisa ser limpo, a fonte deve estar num tamanho adequado para leitura e não pode ser difícil de entender. Além do mais, é importante que ela contraste com o fundo. Nada de colocar a fonte rosa e o fundo roxo por exemplo.

4- Nicho e conteúdo

Depois de criar o blog e antes de começar a escrever, é importante procurar um nicho. Os mais populares são saúde, fitness, moda, maquiagem, beleza e ganhar dinheiro. No entanto, também há nichos não tão explorados, como de vinhos, decoração, imóveis e carros. Uma boa pesquisa na internet vai lhe ajudar a pensar na melhor saída.

Mas lembre-se: é preciso colocar conteúdo diariamente. Não adianta fazer posts semanais. Quanto menos você publicar, menos pessoas vão acessar seu site.

Coloque imagens, vídeos e links interessantes. Isso mostra que você está interessado, que conhece o assunto e que fala dele, além de criar um vínculo com seus leitores e com outros blogueiros. 

Conteúdo relevante, bem escrito e formatado é tudo. Seus leitores vão agradecer se você fizer boas resenhas, der dicas interessantes, colocar imagens, vídeos e links legais e interagir com eles. Mas lembre-se de estar sempre presente. Não poupe tempo e dedicação para seu blog. O ideal é atualizá-lo sempre que necessário.

Publique artigos e resenhas com conteúdo relevante. E, eles devem estar bem escritos. Por isso, revise tudo, consulte dicionários e gramáticas. Aprenda boas técnicas de escrita. É importante que você esteja em dia com a ortografia e gramática.

Além disso, um texto repetitivo sempre distancia os leitores. Seja direto e objetivo. Muitas pessoas não têm paciência para ler textos enormes ou que demoram a chegar ao assunto principal.

Agora, o mais importante. Crie seus próprios textos. Nada de copiar conteúdo dos outros!

5- Revise tudo e seja objetivo

Não basta apenas escrever artigos e resenhas com conteúdo relevante para seus leitores se o seu texto não estiver bem escrito. Por isso, revise tudo, não tenha medo de consultar dicionários e gramáticas.

Além disso, um texto repetitivo, que fica enrolando para tocar no assunto ou que passa por várias histórias até chegar ao que interessa acaba dispersando o público. Ser direto é a melhor opção.

Escreva as coisas que você gostaria de fazer para ter uma visão clara do que você precisará fazer para alcançar seu objetivo com o site. Ter planejamento é muito importante para evitar problemas no percurso de construção e manutenção do blog.

Também procure conhecer as pessoas que já estão na área, veja dicas que elas têm a dar e se inspire. Mescle suas ideias com as de quem é experiente.

6- Técnicas

É interessante que você aprenda pelo menos o básico de programação web para não depender de ninguém para criar e fazer a manutenção do blog. Eu fiz um curso que me ajudou a montar meu blog passo a passo, o curso fórmula negócio online.

Para conhecer Clique Aqui!

Saiba ainda técnicas de SEO, que são os motores de busca, para otimizar as pesquisas que indicarão seu blog na internet. Há vários sites e vídeos que ensinam essas e outras técnicas muito importantes para quem tem um blog ou site, como o Google Analytics, que é utilizado para ver o fluxo de visitas e interações.

Esteja sempre com a aparência do blog atualizada e limpa. Ela precisa ser carregada rapidamente e não incomodar os olhos. Pesquise os melhores layouts para seu objetivo. E não se esqueça que as pessoas desistem de visitar um site se ele demora para abrir, por isso ele tem que ser leve. Invista também numa versão mobile.

Hoje, a maioria das pessoas vê quase tudo pelo celular.

7-Fuja do óbvio

Seja diferente dos seus colegas da área. Faça as coisas do seu jeito e de uma forma que agrade ao público-alvo. Pesquise, veja quem já está na área e pegue o que pode servir para você. No começo é difícil, mas com dedicação e paciência, logo você terá retorno.

8- Aprenda

Antes de começar a publicar no blog, aprenda técnicas de SEO, que são os motores de busca na internet. Há vários sites e vídeos que ensinam essas técnicas. Também é bom aprender a usar o Google Analytics para ver o fluxo de visitas e interações do nosso blog.

9- Divulgue

Use e abuse das redes sociais. Sempre que houver um post novo no blog, divulgue em todas as redes sociais que você tiver. Faça seu marketing pessoal. Se você tiver dinheiro, aproveite para fazer alguns anúncios no Facebook e no Google.

E outra coisa Importante: não desista! Com sucesso rápido ou não, o trabalho e a persistência devem te acompanhar sempre!

Responda seus leitores, eles ficarão felizes e voltarão ao blog.

Compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário, será muito útil para mim!

Um Abraço,

Isabel Tolentino

Olá, Sou Isabel Tolentino, Quero Compartilhar com Você Dicas e Conteúdos Exclusivos de Como Empreender em Casa. 

Isabel Tolentino

Sou Empreendedora Digital e trabalho em Casa pela Internet. Nem sempre foi assim, mas um dia caí de "paraquedas nesse mercado" e me apaixonei, O meu propósito é ajudar pessoas assim como eu, que quer empreender em casa. Seja Bem Vindo(a) ao meu Blog!

Website: http://www.blogempreenderemcasa.com

2 Comentários

  1. Guilherme

    Olá Isabel,

    Estou empreendendo com blog e suas dicas ajudam muito. Um abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *